terça-feira, 19 de junho de 2012

Festribal é Brasil


Logo Oficial do Festribal


Festival das Tribos Indígenas de Juruti ou Festribal é festa cultural realizada sempre no último fim de semana do mês de julho ou início de agosto na cidade de Juruti, oeste doPará. Resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa da cidade. Uma das maiores manifestações culturais da Amazônia.
O palco das apresentações é o Tribódromo, arena onde as tribos se apresentam. No tribódromo as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) se enfrentam pela conquista de mais um título.
A festa retrata a cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival.O Festribal nasceu como uma ramificação do Festival Folclórico de Juruti. O festival folclórico apresentava cordões de pássaros, quadrilhas, bumba-meu-boi e carimbó. Em 1993, surge uma dança com coreografia indígena de nome "Tribo Munduruku". Como não havia essa categoria no festival, no ano seguinte foi criado um outro grupo intitulado "Tribo Muirapinima" para concorrer com os Mundurukus. A primeira disputa entre as duas tribos ocorreu em 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário