domingo, 29 de julho de 2012

Festribal Sem Campeão




Comissão e tribos anulam o Festribal 2012



O que deveria ser um momento de euforia e comemoração para os torcedores de uma das duas tribos de Juruti, tornou-se um momento de frustração. Na hora da apuração das notas dos jurados, as diretorias das duas tribos entraram com pedido de impugnação de quatro jurados com a alegação de que a comissão infringiu o regulamento do Festribal que não permite que jurados sejam de estados da região Norte e nem os que já atuaram em outros festribais.

Após receber os pedidos de anulação do Festribal, a comissão reuniu e declarou que contrariou o regulamento baseada no artigo que fala sobre os casos omissos e justificou que não conseguiu contratar os jurados de outros estados do Brasil, por isso trouxe jurados do estado do Amazonas.
Segundo a nota oficial, as notas dos jurados serão queimadas a fim de que ninguém tomasse conhecimento e declarou as duas tribos campeãs.
Nas arquibancadas a torcida da tribo Mundurukus vaiou a decisão porque tinha certeza que a agremiação estava melhor e seria a campeã se as notas fossem apuradas.
Pelo lado da tribo Muirapinima, os torcedores timidamente gritavam bicampeão, mas a maioria demonstrou completa frustração com a decisão.

sábado, 28 de julho de 2012

Muirapinima e Mundurukus prontas ara o espetáculo tribal



Vista sua Cor e Torça!!!!

Destaque Muirapinima
Apesar do contratempo ocorrido ontem por ocasião dos ensaios técnicos das duas tribos, todas as providências já foram tomadas para a grande noite do Festribal, hoje, a partir das 21 horas quando a Muirapinima entra na arena do Tribódromo para tentar manter o bicampeonato.
Destaque Mundurukus

Por sua vez, a Mundurukus está empenhada para não deixar a adversária disparar nos títulos. Os integrantes  da trino Mundurukus prometem um dos maiores espetáculos para encher os olhos da galera e dos jurados e retomar o título para o Universo.


Programação:

Dia 28/07/2012 - sábado as 21 horas - Apresentação da Tribo Muirapinima e as 
00 horas - Apresentação da Tribo Mundurukus.

No dia 29/07/2012 - domingo
15 horas tem a apuração das notas dos jurados e aclamação do vencedor




                                                      >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Muirapinima e Mundurukus mostram espetáculo de cores e tradições
Porta Estandarte da tribo Muirapinima
A noite e gala do Festribal 2012 com a apresentação oficial das tribos Muirapinima e Mundurukus foi de encher os olhos daqueles que apreciam e valorizam a cultura regional. As tribos capricharam na combinação de cores, cantos e criatividade nas alegorias. A Tribo Muirapinima que entrou primeiro defendeu o tema "Misticismo", mostrando os diversos rituais característicos das tribos da Amazônia. Por sua vez, a Tribo Mundurukus que entrou por volta de meia-noite defendeu o tema "Xamanismo" onde seus artistas procuraram mostrar o que há de mais original nas ações de nossos antepassados indígenas.
As apresentações, como sempre ocorrem, mexem com a galera que já está acostumada com o show e deixa os visitantes encantados, como foi o caso do doutor da Ufopa, Anselmo Colares, que disse que o Festribal é um dos eventos culturais mais ricos em detalhes e em tradição da Amazônia. "Ano que vem se estiver na região, estarei aqui novamente, pois gostei muito do Festribal", declarou.
Porta Estandarte da tribo Mundurukus
As tribos se apresentaram dentro do tempo estipulado de três horas para cada e apresentaram todos os itens exigidos pelo regulamento. O resultado oficial sai neste domingo às 15 horas no Tribódromo. Se Muirapinima ganhar, vai comemorar o bicampeonato. Caso dê Mundurukus, a tribo vermelho e amarelo retoma o título que perdeu ano passado.
O prefeito de Juruti, Henrique Costa, fez uma avaliação positiva do evento. Disse que apesar das dificuldades financeiras pela qual o país passa, seu governo nunca deixou de investir no Festribal nesses oito anos por entender que é a identidade cultural de Juruti. Ele disse esperar que o próximo gestor de Juruti continue investindo cada vez mais no evento para transformá-lo num dos maiores do Brasil."Não tenho receio de investir no Festribal porque a própria população aprova esse tipo de investimento, já que o Festribal é visto como um patrimônio dos moradores de Juruti", disse Henrique.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Mais e Mais...



Desde a última terça feira que a cidade de Juruti vem recebendo pessoas visitantes que passaram o festival das Tribos de Juruti. A maioria dos visitantes vem das cidades de Parintins e Oriximiná.
Diversas embarcações particulares chegam ao porto da cidade trazendo não apenas brincantes mas também, vendedores de todos os tipos de comércio, que aproveitam para faturar com o Festribal. De Parintins vários barcos já atracaram deixando vendedores ambulantes. Hoje, sábado 28, o numero de visitantes promete ser maior, onde grandes embarcações estarão chegando das cidades de Oriximiná, Óbidos, Santarém e Parintins.
Os visitantes podem participar de diversas atrações que são realizadas paralelas ao festival, desde de corrida de cavalos, competição de motocross até evento religioso promovido por igrejas evangélicas. Para aqueles que querem laser pelo menos dois balneários próximos montaram suas programação para receber os visitantes, um terceiro, distante 48 km da cidade na rodovia Translago, está usando de todas as ferramentas para atrair o público visitante do Festival, o local é mais atrativo pela beleza natural e por ser pouco frequentado pelo público. Um outro balneário distante 10 km da cidade também montou uma programação especial para os dias de festival, porém, é frequentado somente por famílias.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Festa Tribal Vai Começar

Mundurukus e Muirapinima
No
Festival das Tribos

Festival da Tribo: espetáculo para 30 mil pessoas



A arena do Tribódromo de Juruti deve ficar lotada hoje (28), na Festa dos Visitantes, evento que abre oficialmente o Festival das Tribos 2011. A grande atração deste ano será a banda Biquíni Cavadão, que se apresentará na cidade pela primeira vez. O festival segue com programação até sábado, 30. Na sexta-feira, acontece a apresentação das tribos mirins, e no sábado, o grande duelo das tribos Mundurukus e Muirapinima, no Tribódromo do município.
A tribo Muirapinima vai levar para a arena este ano o tema “Ancestralidade”. Já a Tribo Mundurukus faz mistério sobre o tema que vai desenvolver em 2011. Mais de 30 mil pessoas devem participar do Festribal durante o fim de semana. A movimentação de chegada dos visitantes é intensa desde o início desta semana.
As tribos começaram a ensaiar no mês de junho. Cada uma tem sua arena para treinar as coreografias indígenas. A cidade está dividida entre as cores amarelo e vermelho, dos Mundurukus, e azul e vermelho, dos Muirapinima. A rivalidade pode ser vista na decoração das casas, nas roupas usadas pelos moradores, nas bandeiras que colorem o céu de Juruti neste mês de julho e principalmente nos acessórios indígenas.
O Festribal conta com apoio da Prefeitura de Juruti, que repassou 350 mil reais para cada uma das tribos, e da mineradora Alcoa, que repassou a verba de 60 mil reais para cada grupo.
A corrida agora é para deixar tudo pronto para a grande apresentação das duas tribos. As alegorias gigantes ganham retoques finais, assim com as fantasias dos brincantes. O Festribal promete encantar o publico mais uma vez.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Itens Oficiais do Mundurukus

Porta Estandarte - Thatianna Nascimento

Guardiã Tribal - Darlem Nikerlly Amaral

Índia Guerreira - Ana Lima
 - 
Pajé -

Itens Oficiais do Muirapinima


 Apresentador - Edvan Gonçalves

Guardiã Tribal - Isabelle Talyta


Levantador - Silvio Araujo

Porta - Estandarte - Nayme Lopes

Pajé - Alisson Lima

Festribal é Brasil


Logo Oficial do Festribal


Festival das Tribos Indígenas de Juruti ou Festribal é festa cultural realizada sempre no último fim de semana do mês de julho ou início de agosto na cidade de Juruti, oeste doPará. Resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa da cidade. Uma das maiores manifestações culturais da Amazônia.
O palco das apresentações é o Tribódromo, arena onde as tribos se apresentam. No tribódromo as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) se enfrentam pela conquista de mais um título.
A festa retrata a cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival.O Festribal nasceu como uma ramificação do Festival Folclórico de Juruti. O festival folclórico apresentava cordões de pássaros, quadrilhas, bumba-meu-boi e carimbó. Em 1993, surge uma dança com coreografia indígena de nome "Tribo Munduruku". Como não havia essa categoria no festival, no ano seguinte foi criado um outro grupo intitulado "Tribo Muirapinima" para concorrer com os Mundurukus. A primeira disputa entre as duas tribos ocorreu em 1995.