quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Festa Tribal Vai Começar

Mundurukus e Muirapinima
No
Festival das Tribos

Festival da Tribo: espetáculo para 30 mil pessoas



A arena do Tribódromo de Juruti deve ficar lotada hoje (28), na Festa dos Visitantes, evento que abre oficialmente o Festival das Tribos 2011. A grande atração deste ano será a banda Biquíni Cavadão, que se apresentará na cidade pela primeira vez. O festival segue com programação até sábado, 30. Na sexta-feira, acontece a apresentação das tribos mirins, e no sábado, o grande duelo das tribos Mundurukus e Muirapinima, no Tribódromo do município.
A tribo Muirapinima vai levar para a arena este ano o tema “Ancestralidade”. Já a Tribo Mundurukus faz mistério sobre o tema que vai desenvolver em 2011. Mais de 30 mil pessoas devem participar do Festribal durante o fim de semana. A movimentação de chegada dos visitantes é intensa desde o início desta semana.
As tribos começaram a ensaiar no mês de junho. Cada uma tem sua arena para treinar as coreografias indígenas. A cidade está dividida entre as cores amarelo e vermelho, dos Mundurukus, e azul e vermelho, dos Muirapinima. A rivalidade pode ser vista na decoração das casas, nas roupas usadas pelos moradores, nas bandeiras que colorem o céu de Juruti neste mês de julho e principalmente nos acessórios indígenas.
O Festribal conta com apoio da Prefeitura de Juruti, que repassou 350 mil reais para cada uma das tribos, e da mineradora Alcoa, que repassou a verba de 60 mil reais para cada grupo.
A corrida agora é para deixar tudo pronto para a grande apresentação das duas tribos. As alegorias gigantes ganham retoques finais, assim com as fantasias dos brincantes. O Festribal promete encantar o publico mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário